segunda-feira, 24 de julho de 2017

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "BANCO DE TEMPO 15 ANOS, 15 HISTÓRIAS" DE INÊS D'OREY

No passado sábado, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal, decorreu a inauguração da exposição de Fotografia "Banco de Tempo 15 anos, 15 histórias" de Inês D'Orey.
Esta exposição itinerante está a passar por diversas agências do Banco do Tempo de norte a sul, em Portugal.
Foi organizada pelo Graal (Movimento Internacional de mulheres de diferentes culturas e gerações, defensoras de uma corrente de ideias e iniciativas partilhada que unem os seus talentos numa rede que amplia a capacidade para "mudar a vida", respondendo aos sinais dos tempos e à realidade do lugar).
Fundado na Holanda em 1921, foi trazido para Portugal por Maria de Lurdes Pintassilgo em 1957, que mais tarde, em 2001 viria a ser fundadora do Banco do Tempo e apresentada ao público pela primeira vez no decorrer do encontro nacional do banco de tempo, realizado nos dias, 9 e 10 de Junho passados, para comemorar os 15 anos do Banco do Tempo em Portugal.

É ainda uma iniciativa que faz parte de um conjunto de acções que o Banco de Tempo de S. João da Madeira pretende vir a realizar, para divulgação da sua atividade social e cultural direcionada, sobretudo, para as questões de cidadania solidária junto da comunidade que nos envolve.

A exposição é uma criação do movimento Graal que, para a tornar possível, começou por convidar todas as agências do Banco de Tempo do país para escolherem uma pessoa a quem o Banco de Tempo tenha ajudado e contribuído para mudar a vida para melhor, ou alguém que represente uma ação com história importante na vida da respetiva agência.

A fotógrafa profissional Inês D'Orey, a pedido do Graal, andou pelas agências de todo o país a fazer sessões fotográficas às pessoas escolhidas e o resultado é o que está agora à vista de todos.

A ideia inicial do Banco do Tempo em S. João da Madeira surgiu em finais de 2003/2004 por iniciativa do saudoso Dr. Josias Gil mas não teve sucesso.
O BdT em S. João da Madeira iniciou atividade em 14 de Fevereiro de 2014 e foi oficialmente inaugurado a 25 de Abril do mesmo ano, então pela mão da Presidente da Junta de Freguesia de S.João da Madeira.

O Banco do Tempo é uma rede de apoio às pessoas que funciona através da troca de serviços entre os seus membros.
A lista de serviços que podem ser trocados entre os membros inclui coisas como tomar conta de crianças, acompanhar alguém a uma consulta médica, acolher temporariamente animais, regar as plantas  de alguém que foi de férias, forrar armários, pregar quadros, ir à farmácia, fazer pequenas reparações, ensinar a fazer crochet, a bordar ou a tricotar, conversar numa língua estrangeira,  ajudar a preencher impressos, etc.

O objetivo do Banco de Tempo é aumentar a participação das pessoas na vida da sua comunidade, criando ou fortalecendo laços entre os seus membros e rentabilizando a sua boa vontade e espírito solidário. Os serviços prestados pelos seus membros podem facilitar a vida das pessoas que, por falta de tempo, ajuda ou dinheiro, têm dificuldades em resolver todos os problemas que enfrentam no seu dia-a-dia.

O modo de funcionamento do Banco de Tempo é muito simples: os membros do Banco de Tempo trocam serviços por serviços, mas a troca não é necessariamente direta.
Troca por troca, hora por hora.

Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 19 de Agosto.


 Dra. Maria Helena Pinto dá a cara pela agência de S. João da Madeira
     

  

 


Sem comentários:

Enviar um comentário