sexta-feira, 5 de maio de 2017

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "LUZIA JOAQUINA BRUCE- DA HUMILDADE À BENEMERÊNCIA" DE MARGARIDA NEGRAIS


Ontem, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal decorreu a sessão de apresentação do livro "Luzia Joaquina Bruce - da humildade à benemerência" de Margarida Negrais, pelo Dr. Pereira da Costa,  os Provedores da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares e  S. João da Madeira, Dr. José Pais Vieira Júnior e o ilustrador do livro Prof. Dr Levi Guerra.

Marcaram presença antigos alunos e admiradores da escritora, amigos, familiares.

Trata-se de uma interessantíssima obra que obrigou a autora a uma rigorosa investigação histórica  e também a um trabalho de criatividade excecional, na qual não falta também uma contextualização social no princípio do século XX, no Porto.

É uma narrativa biográfica que se situa entre a biografia documental e a biografia ficcional e que tem por objeto do discurso esta personalidade feminina que, nos finais do século XIX, foi uma das grandes beneméritas da Santa Casa da Misericórdia da cidade do Porto e responsável pela edificação do Hospital da Lapa, "para tratamento dos irmãos pobres".

Ilustrado pelo médico-artista Prof. Doutor Levi Guerra, à época Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, o livro é resultado de um protocolo cultural lavrado entre esta instituição e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O livro estará muito em breve disponível para leitura.




 



 

 
  

  



 





Sem comentários:

Enviar um comentário