sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LANÇAMENTO DA OBRA "À SOMBRA DE HERCULANO" DE MARTZ INURA

Ontem, pelas 21h30 decorreu a sessão de lançamento da obra "À sombra de Herculano" de Martz Inura, apresentado pelo Professor Doutor João Miguel Teixeira Lopes.

Guilherme d'Oliveira Martins assina o prefácio desta entrevista imaginária ao grande vulto da literatura portuguesa, Alexandre Herculano, e não lhe poupa elogios.
À sombra de Herculano é uma obra de elevado cariz pedagógico, assente naquela que é a biografia conhecida deste escritor que marcou indelevelmente o panorama literário do séc. XIX português. Todos os episódios importantes da vida deste verdadeiro humanista português, pois foi poeta, dramaturgo, jornalista, tradutor, político, romancista, historiador e até agricultor, foram abordados pelo autor. De linguagem clara e precisa, os apaixonados de Herculano não descansarão enquanto não tiverem esta obra nas suas prateleiras. De referir ainda os índices onomástico, geográfico, didascálio e ideográfico nas últimas páginas da obra, bem como o posfácio, onde o autor revela como conseguiu construir este livro.
O autor da obra é Martz Inura, pseudónimo de Emídio Ferreira de Aguiar, sociólogo de formação que, depois de uma carreira militar, se assumiu como poeta e romancista, já depois de 2004. Esta obra distancia-se de todos os restantes livros que já publicou, o que a torna ainda mais surpreendente. Foi publicada na coleção Holograma pela Âncora Editora no passado mês de junho.


Sem comentários:

Enviar um comentário