sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

EXPOSIÇÃO "O PRAZER DE FOTOGRAFAR" DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO



Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. 

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.



Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação com a referida exposição.

Inserido nesse propósito foram ainda criadas mais duas exposições itinerantes designadas de “sensibilidades” e “a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”.

A exposição itinerante “o prazer de fotografar” consta de uma seleção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, de um espolio, já patentes em diversos locais desde a sua inauguração na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (Em homenagem promovida pela Câmara Municipal de Amarante) em Novembro de 2008.



Foi também publicado um livro, em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.



O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente no Museu -Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultura desde 2011l.



Em 14 de Junho, numa parceria entre a Fundação Vicente Risco de Allariz (Galiza) e a Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, foi inaugurada uma nova exposição no Museu Municipal de Ourense com o titulo ”Aos olhos de Eduardo”. Composta por 70 fotografias, da vasta obra do Autor, esta exposição irá percorrer algumas cidades da Galiza e do Norte de Portugal, que fazem parte do Eixo Atlântico, nos próximos 2 a 3 anos.






Sem comentários:

Enviar um comentário