terça-feira, 16 de setembro de 2014

CONVITE: Ciclo Temático "O Fundo Local e os seus Autores" - ANTÓNIO MESQUITA, 18 SETEMBRO, 21H30



A Biblioteca Municipal, convida-o a assistir à sessão do Ciclo Temático "O Fundo Local e os seus Autores - ANTÓNIO MESQUITA", autor cuja obra faz parte do espólio que constitui o Fundo Local, no próximo dia  18 setembro, pelas 21h30.

Desta forma, ao mesmo tempo que homenageia os seus autores, a Biblioteca Municipal pretende preservar a História e o Património documental de S. João da Madeira e torná-lo visível e acessível a toda a comunidade, valorizando assim uma importante parte da história da cidade, por intermédio daqueles que foram os documentos produzidos ao longo do tempo

António Mesquita nasceu no Peso da Régua em 1939 e vive em S. João da Madeira desde 1964, onde se fixou e ganhou raízes. Tem-se distinguido como Jornalista e Investigador Histórico e Biográfico. Tornou-se mais conhecido com a publicação da obra “Officio de Çapateyro in a irmandade dos S. S. Crispim e Crispiniano do Porto”, com a qual obtém o 1º Prémio do concurso da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto – Prémio Dr. Serafim Leite 1987 - Município de S. João da Madeira, em 1988. Publicou já uma vasta obra relacionada com a história e arqueologia da Indústria de Calçado.
Na investigação biográfica podemos referir a obra “Dois amigos – Correspondência Epistolar de dois escritores são-joanenses,” publicada em 1997, na qual se revelam as cartas trocadas entre 1935-1953 por dois sanjoanenses que vieram a deixar marcas na cultura da cidade – José Moreira e João da Silva Correia. É de referir também, neste campo temático, um trabalho sobre o Dr. Maciel Leite d’Araújo, que deu nome a uma rua desta urbe (Rua Dr. Maciel).

Sem comentários:

Enviar um comentário