quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vasco Graça Moura lança Discursos Vários Poéticos para comemorar 50 anos de vida literária



A colectânea, intitulada Discursos Vários Poéticos, reúne “algumas dezenas de textos de índole mais ou menos ensaística que o autor escreveu nos últimos vinte e tantos anos, e que tanto foram feitos por ocasião de entregas de prémios e homenagens, como serviram para apresentar ou prefaciar livros, funcionaram como base de comunicações e conferências ou constituíram simplesmente artigos de temática literária ou afim”, escreve Graça Moura na introdução da obra que é editada pela Babel.
“Esses textos foram pensados, escritos e apresentados sob a forma de discursos, como tal, proferidos em intervenções públicas. Foi essa característica comum a tantos deles que levou o autor a inspirar-se no título célebre de Manuel Severim de Faria, Discursos Vários Políticos, de 1624”, explica o poeta.
“Por se tratar de literatura na grande maioria dos casos, no conjunto arquivei também alguns 'discursos em causa própria', em que abordei aspectos da minha própria actividade de poeta, tradutor de poesia, ensaísta e ficcionista”, acrescenta Graça Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário