domingo, 11 de março de 2012

Apresentação da obra "A arte e os jogos gregos na Antiguidade" de José Pedro Martins

No âmbito das actividades da Semana da Leitura, na passada 6ª feira, pelas 15h30 e 21h30, decorreram duas sessões de apresentação da obra "A arte e os jogos gregos na Antiguidade: as representações das actividades fisico-atléticas na cerâmica clássica grega nos períodos das figuras negras e vermelhas" de José Pedro Martins, nascido em 1961 em S. João da Madeira. 
À tarde, marcaram presença duas turmas da área de desporto. 
À noite, a apresentação ficou a cargo da sua ex-professora Dra.Teresa Stanislau, que o apresentou como uma pessoa dinâmica, curiosa, um verdadeiro "homem aranha" dos sete ofícios e também como um excelente fotógrafo que nos apresenta trabalhos sempre numa perspectiva muito original.
A obra resulta de um completo trabalho académico de investigação de mestrado, abrangendo diversas áreas como técnica cerâmica, arte grega e desporto, o  que nos permitiu fazer uma viagem ao tempo da Antiga Grécia ao mundo dos jogos olímpicos e a sua representação na cerâmica.
Como é referido no prefácio, José Pedro "deu um contributo relevante para o aprofundamento e a sistematização do conhecimento acerca da evolução técnica, formal e de representação da olaria grega associada à temática olímpica".
É um trabalho pioneiro que nos dá a conhecer melhor a realização regular dos festivais olímpicos ao longo de quase doze séculos.
A obra contém também textos de Sophia de Mello Breyner sobre a Grécia e um texto inédito de Eugénio de Andrade, escrito especialmente para o trabalho antes da sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário