quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: O primeiro beijo de Louisa Bryce e Anthony Stalbridge nada teve de romântico: foi uma manobra de diversão para não serem apanhados onde não deveriam estar. E o que os une não tem nada a ver com paixão ou romance. Ambos pretendem desmascarar Hastings, um eminente aristocrata. Louise acredita que Hastings tem ligações a um conhecido bordel, enquanto Anthony desconfia que o nobre esteve envolvido na morte da sua noiva, que morreu afogada no Tamisa. Mas fazer Hastings pagar pelos seus crimes poderá ser mais difícil e perigoso do que ambos pensavam... 

QUICK, Amanda - O rio sabe. Lisboa: Bertrand, 2008. 303 p. : 24cm . ISBN: 978-972-25-1640-2

Sinopse: Leonor, Alcipe, condessa d’Oeynhausen, marquesa de Alorna - nomes de uma mulher única e invulgarmente plural. Chamei-lhe Senhora do Mundo. Poderia ter-lhe chamado senhora dos mundos. Dos muitos mundos de que se fez senhora. Inconfundível entre as elites europeias pela sua personalidade forte e enorme devoção à cultura, desconcertou e deslumbrou o Portugal do séc. XVIII e XIX, onde ser mãe de oito filhos, católica, poetisa, política, instruída, inteligente e sedutora era uma absoluta raridade. Viveu uma vida intensa e dramática, mas jamais sucumbiu. Privou com reis e imperadores, filósofos e poetas, influenciou políticas, conheceu paixões ardentes, experimentou a opulência e a pobreza, a veneração e o exílio. Viu Lisboa e a infância desmoronarem-se no terramoto de 1755, passou dezoito anos atrás das grades de um convento por ordem do Marquês de Pombal e repartiu a vida, a curiosidade e os afectos por Lisboa, Porto, Paris, Viena, Avinhão, Marselha, Madrid e Londres. Marquesa de Alorna, Senhora do Mundo é uma história de amor à Liberdade e de amor a Portugal. A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite. 

CARVALHO, Maria João Lopo de - Marquesa de Alorna : do cativeiro de Chelas à corte de Viena. 1ª ed. Alfragide : Oficina do livro , 2011. , 679 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-989-555-554-3

Sinopse: Todos os meses damos uma parte substancial do nosso dinheiro à Segurança Social. A verdade, porém, é que se tem agora 20, 30, ou 40 anos, muito pouco desse dinheiro lhe voltará às mãos. Como a Segurança Social está praticamente falida e a nossa população está a envelhecer dramaticamente, os novos reformados vão trabalhar e descontar muito mais e ganhar muito menos - 68 por cento do que recebem hoje. 
Se quer ter dinheiro para viver daqui a 20, 30 ou 40 anos, comece já a precaver-se. E nem pense em investir em PPR. O que fazer então? Os jornalistas David Almas e Joaquim Madrinha apresentam-lhe, com uma clareza arrepiante, o verdadeiro estado da Segurança Social - para que perca todas as ilusões. 
A seguir os autores explicam-lhe porque é que os PPR não são a solução e apresentam-lhe uma série de alternativas muito mais rentáveis - para que possa encarar o futuro com tranquilidade.

ALMAS, David - Como salvar a minha reforma : esqueça a segurança social e os PPR, mexa-se antes que seja tar demais. 2ª ed. Alfragide : Lua de papel , 2011. , 157 p. ; 22 cm. ISBN: 978-989-23-1394-8

Sinopse: As suas reformas drásticas conduziram ao fim da sua nação tal como o mundo a conhecia. Mas, por fim, ele foi arruinado pelo seu próprio sucesso. Mikhail Gorbachev é uma das mais irresistíveis figuras do século 20. Filho de um mecânico do Cáucaso, a sua visão para mudar a nação foi moldada pela sua experiência enquanto adolescente sob o domínio de Estaline. 
O antigo líder soviético foi longamente entrevistado para este programa histórico. Nele Gorbatchev recorda como ascendeu na hierarquia do partido sem trair as suas visões radicais do futuro. 
Contudo, uma vez no poder as mudanças foram rápidas e de vasto alcance. Reportagens da época registam os anos turbulentos do seu governo, das primeiras agitações da Glasnost ao golpe de estado infrutífero que marcou o último estertor da velha linha dura do regime. 

MIKHAIL GORBACHEV. Lisboa : Promoway , 2004. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 50 min.) : Color., son. ; 12 cm. 

Sinopse: Um texto poético e belas ilustrações que nos despertam para a beleza do mundo e para a necessidade de a defender. 

DAVID, François - Vermelho-cereja. 1ª ed. Porto : Ambar , 2007. , [23] p. : il. ; 22 cm. ISBN: 978-972-43-1186-9
SUPER INTERESSANTE. Dir.Carlos Madeira. Lisboa: G+J Portugal, 2011. Nº164 (Dezembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário