quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CENTRO DE LEITURA ESPECIAL PARA CEGOS E AMBLÍOPES


Durante esta semana será disponibilizada  a segunda edição da revista sonora “Visão Inclusiva”, que, além de abordar temas relacionados com a deficiência visual, esclarece dúvidas sobre tecnologias de acessibilidade e informática adaptada.

O esclarecimento destas dúvidas é feito em parceria com o Departamento para o Emprego e Formação Profissional da ACAPO.

Coloque-nos as questões que achar de interesse, dentro destas temáticas,  para o endereço








O CLE à procura de vozes para gravação:



Os livros sonoros são cada vez mais utilizados, quer por pessoas com deficiência visual, quer outras características e necessidades especiais

Se lê fluentemente, tem uma boa dicção e gostaria de usar a sua voz na gravação de um livro, de um conto infantil ou de uma guia sonora para uma exposição acessível, esta pode ser uma excelente oportunidade.



Não necessita de ser um locutor profissional; basta ter estas condições e algum tempo disponível.



Envie-nos uma gravação da sua voz por correio normal ou electrónico:






, ou venha ter connosco.

Das 9 às 12, e das 14 às 18 horas, no CLE.

 Estamos à sua espera.


No passado dia 11 de Outubro, foi inaugurado o Centro de Leitura Especial (CLE), uma secção da biblioteca dirigida especificamente ao público com cegueira ou baixa visão.

Com este serviço, e aproveitando a evolução tecnológica no domínio da produção e disponibilização de conteúdos para audição e leitura, pretende-se colmatar a lacuna no acesso à informação, por via da insuficiência ou impossibilidade visual.

Com os livros em áudio e braille, softwares e equipamentos específicos, os cegos e amblíopes poderão usufruir da biblioteca municipal, a par de todos os outros utilizadores.

A partir de Outubro e todos os meses, o CLE da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo disponibiliza a revista sonora "Visão Inclusiva", em forma de podcast (ouvir na barra lateral direita do blogue).

Esta publicação áudio destina-se à comunidade portadora de deficiência visual, e pretende aproximar os cegos da região e do país, deste novo centro, abordando temas pertinentes à plena integração social e profissional da pessoa com deficiência.

Reconhecendo a importância das tecnologias de acessibilidade, falaremos também das aplicações informáticas e equipamentos específicos dos deficientes visuais, sempre que possível com demonstrações e esclarecimentos sobre o seu funcionamento.

Sugestões culturais e informação atualizada sobre o espólio em braille e livros áudio, completarão este periódico que se dirige aos cegos e amblíopes, mas também a todos os que lidam com esta situação em particular, na família, na escola e em todos os contextos sociais.

No CLE, estamos disponíveis para incluir as sugestões dos nossos ouvintes sobre os temas a abordar, e esperamos que estes nos ajudem a fazer da revista "Visão Inclusiva", um instrumento útil na promoção dos nossos interesses e anseios.

Contamos convosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário