sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Há uma pergunta que percorre este romance de Lídia Jorge, da primeira à última página: Quantas vítimas se deixa pelo caminho para se perseguir um objectivo? A acção do romance decorre no final dos anos 80 do século XX e invoca um tema de inesperada audácia - o da força da idolatria e a construção do êxito - visto a partir do interior de um grupo, narrado 21 anos mais tarde, na forma de um monólogo.
Como é habitual na obra da autora, a questão social é relevante - a força do todo e a aniquilação do indivíduo perante o colectivo são temas presentes neste livro. Mas aqui, tratando-se de um grupo fechado e dominado pela música, a parábola social submerge perante a descrição de um ambiente de grande envolvimento humano e de densidade poética.
Servido por uma narrativa ao mesmo tempo rude e mágica, A Noite das Mulheres Cantoras propõe a quem o lê a história de seis figuras que passam a viver para sempre no nosso imaginário.
A história de amor comovente que une as duas personagens principais, Solange de Matos e João de Lucena, é, por certo, um daqueles episódios que iluminam a realidade e tornam indispensáveis a grande literatura sobre a vida de hoje, com os ingredientes próprios da cultura dos nossos dias.

JORGE, Lídia - A noite das mulheres cantoras. 1ª ed. Lisboa : Dom Quixote , 2011. , 317 p. ; 24 cm. ISBN:978-972-20-4513-1

Sinopse: Uma pesquisa digna de um mamute, anos de investigação e como resultado... O Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos edicarianos, a descontinuidade de Moho, o ADN, o Charles Darwin e um zilião de outras coisas. Em linguagem não demasiado científica, sempre clara e com as devidas anotações, o leitor é conduzido, por este autor extremamente divertido e bem informado, numa viagem através do tempo e do espaço, cujo prato forte é também revelar-nos algumas ironias do desenvolvimento científico. Esta é verdadeiramente uma obra que nos dá a sensação de ter o mundo na palma da mão.

BRYSON, Bill - Breve história de quase tudo. 12ª ed. Lisboa : Bertrand , 2010. , 495 p. ISBN:978-972-25-1020-5

Sinopse: Dicionário Português-Russo compreende 53.000 palavras. Em anexo, quadros morfológicos da língua

STARETS, S. - Dicionário Português-Russo. 1ª ed. Lisboa : Ulmeiro , 1972. , 936 p. : il. ; 23 cm. ISBN:972-706-350-0

Sinopse: China, 1947. Numa província remota, durante uma noite de grande tempestade, um homem com vestes sacerdotais – e carregando uma arma – vai de encontro a uma missão católica, onde é recebido como “Padre O’Shea” pelo Dr. David Sigman e pela sua mulher, Beryl. Este padre é na realidade Jim Carmody, um piloto americano que se despenhou na China durante a 2ª Guerra Mundial e que foi feito prisioneiro pelo General Yang durante vários anos no seu campo de reeducação comunista.

Acabara de fugir, usando as roupas do verdadeiro Padre O’Shea, assassinado no campo. Carmody acaba por se aperceber que está novamente preso, mas de uma outra forma – desde que assumiu a função de padre, o cínico militar deve agir como tal sem nunca deixar cair esta farsa.

Mas a representação acaba por ser demasiado opressiva: ouve confissões e segredos que nunca deveria ter conhecimento; absolve pessoas, realiza casamentos e baptizados, e enterra os mortos. Em espírito, transforma-se num homem santo, mantendo votos que nunca fez. No entanto, continua a ser um homem, e acaba por se apaixonar pela enfermeira da missão, Anne Scott.

Qualquer gesto para demonstrar o seu sentimento seria suspeito, mas a atracção é demasiado intensa... Então, o General Yang marcha para a vila, à procura de Carmody, e este vê-se envolvido numa batalha de inteligência, força e espírito a fim de manter a cidade em segurança.
A mão esquerda de Deus. [Lisboa] : CLMC- Multimédia , 2010. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 124 min.) : P&B ; 12 cm.

Sinopse: Uma colecção recheada das melhores adivinhas portuguesas destinadas às crianças do nosso tempo. Esta é uma obra fundamental para trabalhos nos infantários e nas escolas básicas e secundárias.

TRABULO, Márcia - Adivinha, Sabichão : adivinhas portuguesas. 2ª ed. Vila Nova de Gaia : 7 Dias 6 Noites , 2010. , [30] p. : il. ; 21 cm. ISBN:978-989-8048-24-0
VISÃO HISTÓRIA. Dir. Cláudia Lobo. Lisboa: Impresa, 2011 (nº 13)

Sem comentários:

Enviar um comentário