sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Este thriller começa com a morte do pastor Viktor, cujo corpo é encontrado no altar de sua igreja, desencadeando um enigma com requintes sobrenaturais que vai prender o leitor do começo ao fim do livro. As perguntas que seguem são muitas e envolvem questões espinhosas como religião, a política e a ganância humana numa trama cheia de surpresas e cenas fortes.

Asa Larsson é um sucesso mundial que faz parte do fenômeno da literatura policial nórdica, inaugurado por Stieg Larsson, autor da série "Millenium". Aclamado pela crítica, Aurora Boreal vendeu mais de 1 milhão de exemplares apenas na Suécia.

Larsson, Asa - Aurora boreal. 1ª ed. Lisboa : Planeta , 2010. , 324 p. ISBN: 978-989-657-132-0

Sinopse: Os colaboradores deste volume oferecem aos seus leitores uma reconstrução analítica daqueles temas que hoje se reputam parte integrante das «vidas privadas» das pessoas: os principais espaços físicos e humanos da vida familiar, da sexualidade, da higiene, da convivialidade, da espiritualidade ou das práticas de escrita e de leitura. No entanto, esses vários assuntos foram percorridos de uma forma interrogativa, ou seja, não apenas se descreveram para os séculos XVI a XVIII, tendo em conta a forma como a Igreja e a monarquia neles interferiam, como se procurou caracterizá-los em função de um questionário centrado nas perguntas de quando e como se manifestou uma esfera «privada» autónoma, distante de uma outra, imputada como «pública». Assim, o que se apresenta são as modalidades como se viveram dimensões que hoje são privadas e que, em muitos casos, não o eram naquelas épocas.

História da vida privada em Portugal : A Idade Moderna.
1ª ed. Lisboa : Círculo de Leitores , 2010. , 493, [1] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978-989-644-130-2


Sinopse: Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Limpo. Continuar a crescer sem extinguir as bases da sobrevivência humana no planeta e sem retirar aos países mais pobres a possibilidade de terem uma vida melhor, tanto mais que pouco contribuíram para a crise ambiental global.

Esta parece ser uma ideia bastante promissora! Mas até que ponto é que o «Desenvolvimento Limpo»? mecanismo do Protocolo de Quioto que pretende favorecer os menos desenvolvidos e os poluidores ao mesmo tempo? faz realmente o que apregoa? Faz crescer os mercados, ajuda os mais pobres e salva o planeta, em simultâneo?

Focado no caso português e na sua estratégia de cooperação internacional, dando destaque à cooperação com os PALOP, este livro surge no rescaldo da Cimeira de Copenhaga e ajuda a reflectir sobre o que devemos mudar para reciclar Quioto, a começar pelo «Desenvolvimento Limpo».

Gomes
, Carla -
Alterações climáticas e desenvolvimento limpo : cooperação entre Portugal e os Palop. 1ª ed. Lisboa : Esfera do caos , 2010. , 163, [1] p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-989-8025-99-9

Sinopse: Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto na gestão do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está a perder a memória, pois ela implica sempre com suas acompanhantes. A sua ex-esposa acusa-o de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), actual namorada de Rafael, que lhe exige sempre atenção e comprometimento. No meio de todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

O filho da noiva[DVD]. Lisboa : LNK , 2003. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 87 min.) : col., son ; 12 cm


VOLTA AO MUNDO. Dir. José Jaime Costa. Lisboa: Controlinveste, 2011. Nº 201 (Julho)

Sem comentários:

Enviar um comentário