sexta-feira, 15 de julho de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse:Londres, 1936. A ascensão de Hitler assusta o velho Continente, mas é o caso amoroso do Rei Eduardo VIII que domina as conversas desde as tabernas aos círculos mais restritos da aristocracia. Enquanto o Rei pondera abdicar do trono por amor a uma mulher casada, Owen Montignac espera a herança do tio para pagar a sua enorme dívida de jogo. Quando o dinheiro é atribuído à sua prima Stella, Owen vê-se obrigado a construir um plano maquiavélico para conseguir o dinheiro, salvar a posição social e para se ver livre, de uma vez por todas, dos agiotas. No meio de uma crise política Owen mantém-se vivo através da perspicácia e da imaginação, mas é a disponibilidade para matar que vai ditar o seu futuro.

BOYNE, John - O parente mais próximo. 1ª ed. Lisboa : Ulisseia , 2011. , 482, [2] p. ; 22 cm. ISBN: 978-972-568-658-4


Sinopse: Embora não tendo existido na Idade Média o conceito de vida privada tal como hoje o entendemos, esta época histórica conheceu passos significativos na afirmação do indivíduo e da sua esfera de acção pessoal. Na distinção entre os espaços públicos e os privados, na identificação de cada pessoa, na sua inserção familiar, nas celebrações festivas religiosas ou profanas, nos registos da memória de vivos e de mortos, na própria alimentação, em todos os campos se detectam indícios de uma lenta mas progressiva emergência do privado. Também nas representações da criança e da mulher, dos «marginais», da sexualidade, da saúde e da doença, bem como nas relações com o Além e com o sagrado, foi ganhando relevo o indivíduo como membro das comunidades em que se inseria e como pessoa singular. É desse processo que trata este primeiro volume da História da Vida Privada em Portugal, sublinhando a dicotomia estruturante na mundividência da Cristandade medieva sobre a separação entre o corpo e a alma.

História da vida privada em Portugal : A Idade Média. 1ª ed. Lisboa : Círculo de Leitores , 2010. , 479, [1] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978-989-644-122-7


Sinopse: O ambiente é actualmente uma das questões determinantes das sociedades contemporâneas. Os problemas ambientais, com efeito, condicionam, de um modo inultrapassável, o nosso presente e o nosso futuro. Surgem movimentos de cidadãos preocupados com o ambiente e a sua intervenção torna-se mais visível.

Mas estaremos nós conscientes do papel do ambiente no contexto da cidadania? Será relevante o destaque dado pelos meios de comunicação social às questões ambientais? Estará a ciência atenta à cobertura mediática das temáticas ambientais? Estarão o direito e as instituições a adaptar-se, atempadamente, ao evoluir dos novos desafios colocados pelo ambiente?

Focado na realidade portuguesa, este livro organiza-se em cinco partes: A necessi­dade de os media contribuírem para a formação de cidadãos esclarecidos em ambiente, no contexto da ciência e da tecnologia; O percurso legal e institucional do ambiente; O ambiente como ciência nas páginas dos jornais; O lugar do ambiente nos estu­dos sobre a ciência e a tecnologia na imprensa; A evolução do ambiente na esfera pública.

Ambiente, ciência e cidadãos. 1ª ed. Lisboa : Esfera do caos , 2010. , 105 p. : il. ; 24 cm. ISBN:978-989-680-010-9


Sinopse: Nesta 3ª edição aumentada, o seu Dicionário de Informática e Novas Tecnologias cresce mais um nível, ao incluir uma parte dedicada aos Domínios da Internet. Nela poderá encontrar preciosas informações quer seja como simples referência, satisfação de uma curiosidade ou o primeiro passo técnico para obtenção de elementos de pormenor sobre determinado domínio de topo. Este livro é indispensável como manual de referências e encontra-se organizado de forma a permitir uma pesquisa fácil, rápida e concisa. Uma obra que ultrapassa a comum abordagem de um dicionário. Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

- Como consultar este Dicionário;
- Caracterizadores;
- Cerca de 2675 termos de A a Z (45 novos termos);
- Siglas e Acrónimos;
- Extensões de Ficheiros;
- Domínios da Internet (NOVO)

Inclui caracterizadores, quadros e exemplos, além de referências cruzadas que acrescentam uma nova dimensão e extrapolam a pesquisa feita em livro. Este conceito permite ao leitor saber de imediato se determinado termo tem explicação na presente obra, criando uma ligação com outras explicações de termos relacionados, o que o torna também uma poderosa e única fonte de informação em formato reduzido.

MATOS, José A. de - Dicionário de informática e novas tecnologias. 3ª ed. Lisboa : FCA , cop. 2009. , XI, 508 p. : il. ; 19 cm. ISBN: 978-972-722-469-2


Sinopse: Apenas um herói americano mereceu as categorias de Boinas Verdes, SEAL da Marinha e Ranger do Exército. Somente um operativo foi premiado com 16 corações roxos, 3 Medalhas de Honra do Congresso e 7 medalhas presidenciais de coragem. E apenas um tipo é homem suficiente para ainda conseguir usar cabelinho à futebolista. "Desaparecido" há mais de 10 anos, o ex-operações especiais MacGruber (Will Forte) é chamado de volta à acção para derrotar o seu arqui-inimigo, Dieter Von Cunth (Val Kilmer), que tem em sua posse uma arma nuclear e está decidido a destruir Washington, D.C.

MacGruber : Licença para estragar[DVD]. Lisboa : CastelloLopes Multimedia , 2010. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 86 min.) : col., son ; 12 cm.

Sinopse: Com um conto magnificamente ilustrado, destinado a crianças, a autora conta as aventuras de alguns insectos como os caracóis e as lesmas que sendo prejudiciais nas hortas e jardins, podem ser muito úteis na compostagem, pois, tal como as minhocas, bichos e conta, bichas cadelas, marias cafés e outros, contribuem para a decomposição da matéria orgânica.
Obra lúdica e pedagógica para todos que permite uma abordagem a temas emergentes como a agricultura biológica, compostagem e equilíbrio ecológico.

AZEVEDO, Maria Antónia - Da horta para a... compostagem. Nogueira da Regedoura : Arte em Movimento , D.L. 2011. , [45] p. : il. ; 21 cm. 978-989-97237-6-4

NATIONAL GEOGRAPHIC. Dir. Gonçalo Pereira. Lisboa: RBA, 2011. Nº 124 (Julho)

Sem comentários:

Enviar um comentário