sexta-feira, 17 de junho de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Tal como o autor nos diz logo no início, Foz de Zimbrais - a aldeia que serve de cenário ao presente romance - é uma terra tão pequena que, nela, a morte de um burro ou um desgosto de amor podem constituir acontecimentos importantes.
Paradoxalmente, os sonhos e as "embirrações" de alguns dos seus habitantes parecem bastante desproporcionados.
Este é, por exemplo, o caso de um homem que anda a treinar-se para pardal-de-asa-branca, de um lagarto que se suicidou por amor, de uma bruxa sem nariz que pesca para dar de comer aos pássaros, ou mesmo de um tipo que caia tudo o que lhe aparece à frente, incluindo cães e galinhas.
E, como não podia deixar de acontecer num meio pequeno, estas e outras de uma galeria de personagens que é uma autêntica roda viva de figuras e figurões caem nas bocas dos conterrâneos, que não se safam, eles próprios, narrador incluído, de se tornar o assunto das conversas que atravessam o livro, compondo uma narrativa pícara e rocambolesca, mágica e surreal, escrita com um "nonsense" e um humor que nos remetem para mestres como Ruben A. ou José Rodrigues Miguéis.
Num estilo e com um domínio da língua que já alguém disse serem tão impossíveis de imitar como um quadro de Dali, António Venda leva-nos de viagem ao Algarve profundo, onde os fantasmas, com endiabrada convivência com os vivos, nos deixam agarrados ao texto e ao divertimento que é lê-lo da primeira à última página.

VENDA, António Manuel - Os sonhos e outras perigosas embirrações. 1ª ed. Lisboa : Temas e Debates , 2000. , 217 p. ; 24 cm. ISBN: 972-759-289-9

Sinopse: Denominado pela revista Business Week como "o homem que inventou a Gestão", Peter F. Drucker abordou este tópico com base em muitos ângulos diferentes (lições de sociologia, cultura, política, economia, psicologia e literatura) e moldou-os numa visão transparente e coerente. Uma das suas lições essenciais e que se tornou intemporal é que "a saúde de uma sociedade depende se as suas grandes empresas e outras instituições são eficazmente dirigidas e lideradas com responsabilidade". Durante muitas décadas, os livros e artigos de Drucker influenciaram inúmeros líderes de negócios, instituições sem fins lucrativos e governos, e os seus princípios continuam a ajudar e a apoiar organizações de sucesso no mundo inteiro. Mesmo os seus admiradores mais antigos encontrarão Peter Drucker nestas páginas. As lições de Peter F. Drucker contém 33 dos seus discursos e palestras apresentados em reuniões profissionais e nas suas aulas.

DRUCKER, Peter - As lições de Peter F. Drucker : o essencial sobre a gestão, a sociedade e a economia. Lisboa : Verbo/Babel , 2010. , 290, [2] p. ; 22 cm. ISBN:978-972-22-3002-5




Sinopse: Este livro é o fruto de um ano de intenso trabalho, desenvolvido por um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Apresenta um estudo pormenorizado sobre a economia da cidade de S. João da Madeira e sobre o mercado de trabalho da Capital do Calçado.

Quais são as estatísticas do emprego no concelho sanjoanense?
Que caracteríticas definem o mercado laboral do mais pequeno concelho do país?
Quais são as estratégias utilizadas por algumas das mais bem-sucedidas empresas da cidade?
Que estratégias deve a autarquia ter para apoiar as empresas da cidade?

As respostas para estas e muitas outras perguntas encontram-se no interior deste nosso livro.



O mundo do emprego em S. João da Madeira : Área Projecto. 1ª ed. S. João da Madeira : Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior , 2011. , 111 p. : il. ; 30 cm.



Sinopse: Roma 1948: Numa tentativa de recuperar do falhanço do seu casamento com Rita Hayworth e de recomeçar a sua carreira, Orson Welles (Danny Huston) viaja até Itália para rodar o filme que assinalará o seu regresso. Mas quando um actor é assassinado nas filmagens, Welles é atraído para uma perigosa teia de intriga, crime e política. Baseado em factos verídicos. Com Danny Huston, Christopher Walker, Paz Vaga e Diego Luna.

UM NOME NA LISTA[DVD]. Lisboa : LNK , 2008. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 110 min.) : col., son ; 12 cm.

EXAME. Dir. Isabel Canha. Lisboa: Impresa, 2011. Nº 326 (Junho)

Sem comentários:

Enviar um comentário