segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RODINHAS DE LEITURA - PROJECTO EDUCATIVO MUNICIPAL

O Serviço Educativo da Biblioteca municipal orgulha-se de publicar textos elaborados pelos alunos do 4º ano da EB 1 Estrela Guia inscritos na actividade "Rodinhas de Leitura", no âmbito do Projecto Educativo Municipal.

O Magrinho

Eu vivia no campo, e o meu pai era moleiro.
Um dia começaram a surgir dificuldades e tiveram que vender a égua.
Quando o moleiro disse à mulher, ela ficou muito chateada porque a égua era o único sustento deles. Eles tinham de se levantar muito cedo, porque os vendedores tinham de trabalhar muito.
Nesta família havia muita união e muito amor. Apesar das dificuldades, nesta família não faltava o principal: o amor.
Um certo dia, a menina andava a ajudar o pai a levar a farinha do moinho para a casa encontrou um cão e chamou-o de “Magrinho”. Esse cão como era muito magrinho e a família não tinha comida para o sustentar. O cãozinho acabou por morrer à beira de um riacho.



Matilde
4º ano
EB1 Estrela Guia


Vou-vos contar uma história sobre a minha família…
O meu pai era moleiro e a minha mãe ajudava-o a pôr farinha dentro dos sacos. Eles tinham de se levantar às 3.00 para ir para o mercado. A vida deles não era fácil, passavam por muitas dificuldades… Um dia, o pai decidiu vender a égua e quando chegou a casa, a filha ficou satisfeita, pois iam ter o que comer.
Nesta família, havia também um cão “Magrinho”, a companhia e o carinho de todos. Num dia de muita chuva, o “Magrinho” não resistiu ao frio e ao vento e acabou por morrer encostado ao velho moinho.


Sara
4º Ano
EB1 Estrela Guia


Era uma vez uma menina que se chamava Mariana.
Ela vivia com o pai e a mãe numa linda aldeia.
O seu pai era moleiro.
Entretanto,por causa das necessidades tiveram de vender a égua que era o animal que transportava os alimentos.
A vida deles era muito triste.
Com o dinheiro da venda da égua compraram um violino.
Com o violino tocavam bonitas melodias para se animarem. Nesta família apesar de haver dificuldades, havia o principal: paz e harmonia.


Mariana
4º Ano
EB1 Estrela Guia


Na velha aldeia onde viviamos o meu pai era moleiro e a minha mãe ajudava-o.
Naquele tempo a vida era difícil. Em minha casa não havia pão para todas as bocas.
Para ir para a feira eu andava, andava, até que a dada altura eu adormeci, em pé mas o meu pai acordou-me e disse:
-Acorda filha! Estás cansada?
- Sim disse eu…
Então o meu pai deixou-me a descansar ao lado do nosso cão, o “Magrinho”.
Nessa tarde o meu pai encontrou uma carteira cheio de dinheiro com um bilhete “Espero que sejam muito felizes. E assim começamos a viver melhor!


André
4º Ano
EB1 Estrela Guia

Sem comentários:

Enviar um comentário