quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: O ensino experimental da Ciência deve ser uma componente importante nos planos curriculares de qualquer escola, universitária ou não. No caso da Química e da Bioquímica, as aulas de laboratório, ou aulas práticas, são essenciais para a formação dos estudantes e deve ser-lhes dedicada a maior atenção.

Este livro inclui algumas regras gerais de "comportamento" num laboratório e aborda um conjunto de tópicos que raramente são tratados nas aulas, com um nível adequado: elaboração de relatórios, pesquisa bibliográfica, aquisição automática de dados, análise e tratamento de dados experimentais, apresentação de dados em gráficos e medida de algumas propriedades (massa, densidade, temperatura e pressão).

Foi criado um portal na Internet, inteiramente dedicado ao Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, que contém não apenas os links mencionados no texto, mas também outra informação considerada útil para o leitor e que não consta na versão impressa do livro.

Guia do laboratório de química e bioquímica. 2ª ed. rev. e aumentada. Porto:Lisboa : Lidel , 2010. , 203 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-972-757-487-2



Sinopse: Neste livro, o meu principal objectivo foi registar técnicas e exercícios básicos para que um aprendiz de escritor, talentoso e com força de vontade, os possa experimentar, sozinho ou no contexto de uma oficina de Escrita Criativa. Para além disso, desejei apresentar material pedagógico útil a quem pretender leccionar com seriedade um curso, nesta área. Em termos estruturais, sigo uma linha lógica: debato o conceito da EC; menciono as qualidades necessárias a um escritor; sugiro algumas técnicas para desbloquear a inspiração; analiso a arquitectura do enredo; apresento conselhos para construir personagens realistas; dou dicas para escrever diálogos naturais; exploro formas de criar uma atmosfera num texto; especulo sobre o futuro da EC; etc. (…) Resta dizer que a criação literária constitui uma área antiga e inesgotável. É previsível, pois, que a viagem por esse universo magnífico coincida com uma vida inteira de aprendizagem. Afinal, no dizer de Ernest Hemingway, a escrita é uma área onde todos somos aprendizes e ninguém pode afirmar que é mestre.


MANCELOS, João de - Introdução à escrita criativa. 2ª ed. Lisboa : Colibri , 2010. , 140, [1] p. ; 23 cm. ISBN: 978-972-772-944-9


Sinopse: Vinte e um membros do alto comando Nazi estão em pé numa sala de tribunal do Palácio da Justiça de Nuremberg. É dada entrada a vinte e uma alegações de Inocente. Irá o julgamento destes homens ser um fórum para a vingança dos Aliados ou uma demanda por justiça?

Baseado no aclamado livro de Joseph E. Persico "Nuremberg: Infamy on Trial" e com diálogos momentâneos retirados das transcrições originais, Nuremberg é um drama absorvente sobre o Julgamento do Século do pós Segunda Guerra Mundial.

Alec Baldwin, Jill Hennessy, Cristopher Plummer, Brian Cox e Max von Sydow protagonizam esta obra intensa, repleta de brilhantismo intelectual e coragem.

NUREMBERG[DVD]. Lisboa : LNK , 2009. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 179 min.) : col., son ; 12 cm.

BLITZ. Dir. Miguel Cadete. Lisboa: Impresa, 2011. Nº55 (Janeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário