sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: A Colecção Berardo de Art Déco é considerada única em Portugal e é composta por peças de artes decorativas na sua maioria parisienses do período entre guerras. Nesta colecção encontram-se exemplares de peças de mobiliário, esculturas, pratas, vidros, candeeiros, cerâmicas, tapeçarias e litografias da autoria de importantes artistas daquele período.
A Fundação de Serralves e a Associação Colecção Berardo assinaram um protocolo de colaboração do qual resultou a realização, de uma grande exposição na Casa de Serralves com peças da Colecção Berardo de Art Deco, nunca antes vista pelo público. A exposição teve lugar no segundo trimestre de 2006 e foi acompanhada de um catálogo da colecção. Através desse protocolo foi possível ainda o desenvolvimento de outras iniciativas de promoção da Colecção Berardo em Portugal e a nível internacional.

DUNCAN, Alastair - Art Deco : Colecção Berardo. 1ª ed.. Porto : Fundação de Serralves , cop. 2006. , 209, [1] p. : il., color. ; 31 cm.

Sinopse: Ovar também é conhecida pelo seu pão de ló, especialidade regional que, do mesmo modo, é considerada como "ex libris" da cidade.
Não se conhecem as razões do surgimento dessa iguaria em Ovar, apenas que tem origem conventual, especulando-se que alguma freira Vareira tenha divulgado a receita a algum familiar ou amigo residente em Ovar. Recorde-se que as comunidades monásticas, nomeadamente as femininas em Portugal, eram integradas por professas oriundas das melhores famílias do Reino, e que estas ocupavam o seu tempo conferindo originalidade e requinte no preparo de doçaria exótica destinada aos seus convidados ilustres.

No século XIX a iguaria era confeccionada, com uma ou outra variação, por várias das famílias de Ovar, destacando-se a Arrota, a Virgílio, a Guedes e a Presódias.

Luiz de Oliveira Gomes, da família Arrota, criou o hábito de, nas quadras festivas do Natal e da Páscoa, presentar aos seus clientes e amigos com pães de ló de Ovar, que eram transportados em canastras próprias, cobertas com lona, dando origem a que, o fabrico da iguaria conhecesse incremento no segundo quartel do século XIX. Esse fabrico teve continuidade na pessoa de sua cunhada, Rosa de Oliveira Duarte e depois de seus filhos. Delicie-se com a história do Pão de ló de Ovar.

DIAS, Luiz Duarte de Oliveira - Pão de Ló de Ovar : súmula histórica. 2ª ed. Ovar : Autor , 2010. , 101 p. : il. ; 27 cm.

Sinopse: Sadie (Lucy Liu) é uma repórter investigadora que descobre um culto subterrâneo que está atraindo jovens hippies de Los Angeles. Seduzidos pela promessa de grandes festas, esses garotos começam a aparecer mortos, e quando Sadie tenta chegar ao fundo da história, torna-se vítima. Ela acorda no necrotério, nem viva nem morta, uma vampira consumida pelo insaciável desejo de sangue. Tentando desesperadamente brigar contra essa sede, Sadie decide ir atrás das pessoas que a tornaram uma vampira. Ela une-se ao detetive Rawlins, que teve sua filha assassinada pelo clã, e os dois buscam juntos suas vinganças.

RISE : A predadora de vampiros. Lisboa : LNK , 2007. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 93 min.) : col., son ; 12 cm ELLE. Dir. Fátima Cotta. Lisboa: RBA, 2010. Nº 267 (Dez.)

Sem comentários:

Enviar um comentário