quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Esta obra celebra os 30 anos de carreira de uma grande voz portuguesa do jazz - Maria Viana - e inclui um CD gravado ao vivo no dia 8 de Julho de 1993, no XII Festival Jazz num Dia de Verão, no Cine Teatro do Casino Estoril. Entretanto, Maria Viana continua a animar diversas iniciativas.
A cantora é anfitriã de uma sessão mensal de jazz, que decorre no Teatro da Malaposta(às sextas).

MARIA VIANA: 30 ANOS DE JAZZ. 1ª ed.. Lisboa : Casa Sassetti , 2009. ISBN: 978-989-95168-5-4


Sinopse: Dando continuidade à missão de divulgar a obra do compositor Fernando Lopes-Graça (Tomar, 1906- Parede, 1994), que doou uma parte do seu espólio ao município, a Câmara Municipal de Cascais apoiou recentemente mais uma produção discográfica a partir de peças do autor. Editado pela Tradisom, este disco “reúne um conjunto de obras-chave do catálogo de Lopes-Graça no âmbito da canção de concerto, domínio de experimentação musical a que o compositor dedicou uma atenção constante e particularmente fecunda ao longo de muitas décadas”. Com interpretações de Nuno Vieira de Almeida (piano), João Rodrigues (tenor) e Ana Maria Pinto (soprano).

GRAÇA, Fernando Lopes - Fernando Lopes Graça[CD]. Cascais: Câmara Municipal de Cascais: Tradisom, 2009. , 1 disco (CD) (ca. de 72:31 min.) : Stéreo ; 12 cm.

Sinopse: A Menina de Papel decide deixar a sua casa, uma caixa de cartão, e partir à aventura para conhecer o mundo, mas durante a sua viagem conhece Alice, uma avó. Aos poucos vão-se conhecendo e é aí que ficamos a perceber a importância de se ter uma avó, alguém com um «colo transbordante de afectos esvoaçantes» assim como é revelada, de forma espirituosa e repleta de significado, a verdadeira razão de ser das rugas, «presentes que receb[emos] por cada coisa que aprend[emos]». Através de uma apelativa forma de contar, que combina prosa rimada, para a voz do narrador, com prosa livre para os diálogos entre as personagens, Teresa Guimarães explora as relações entre o real e o imaginário, em jeito de tributo ao papel de avó e à importância da ternura presente nas memórias e nas lembranças dos afectos que se trocaram. Tomando a última dupla como especial exemplo, as ilustrações de Anabela Dias são a cereja no topo do bolo, pela forma original, sensível, delicadamente surpreendente e potenciadora de novas leituras, como recria personagens, ambientes e momentos partilhados.

GUIMARÃES, Teresa - A menina de papel. 1ª ed. Porto : Trinta por uma linha , 2010. ISBN: 978-989-8213-37
ATTITUDE: interior design. Dir. Carlos Cezanne. Porto: Produções Vídeo e fotografia, 2010. Nº 36 (Nov.)

Sem comentários:

Enviar um comentário