sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: O assassínio do Presidente da República Sidónio Pais, ocorrido em 1918, é um mistério. Apesar de a polícia ter prendido um suspeito, este nunca foi julgado. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o séc. XX e, ainda, na ressaca da Primeira Guerra Mundial. A cidade estava exaurida de fome e sofrimento. É neste ambiente magoado e receoso que Sidónio Pais é assassinado na estação do Rossio em Dezembro de 1918.
Francisco Moita Flores constrói um romance de amor e morte. Fundamentado em documentos da época, reconstrói o homicídio do Presidente-Rei, utilizando as técnicas forenses e que, de certa forma, continuam a ser reproduzidas em séries televisivas de grande divulgação sobre as virtualidades da polícia científica.
Os resultados são inesperados e "Mataram o Sidonio" é um verdadeiro confronto com esse tempo e as verdades históricas que ao longo de décadas foram divulgadas, onde o leitor percorre os medos e as esperanças mais fascinantes dessa Lisboa republicana que despertava para a cidade que hoje vivemos. E sendo polémico, é terno, protagonizado por personagens que poucos escritores sabem criar. Considerado um dos mestres da técnica de diálogo, Moita Flores provoca no leitor as mais desencontradas emoções que vão da gargalhada hilariante ao intenso sofrimento. Um romance que vem da História. Uma história única para um belo romance.

FLORES, Francisco Moita - Mataram o Sidónio!. 1ª ed. Alfragide : Casa das Letras , 2010. ISBN: 978-972-46-1970-5

Sinopse: Dois milénios de ideias sobre o amor, de Sócrates a Simone de Beauvoir. O leitor conhecerá esse sentimento peculiar, capaz de oscilar entre a sublime idealização da alma e o mais mundano deleite da carne. Os fracassos de Nietzsche em suas investidas junto às mulheres e o perfil galanteador de Sartre certamente influenciaram suas maneiras de pensar a experiência amorosa.

LANCELIN, Aude - Os filósofos e o amor : amar, de Sócrates a Simone de Beauvoir. 1ª ed. Lisboa : Tinta-da-China , 2010. ISBN: 978-989-671-036-1


Sinopse: Uma comédia romântica cheia de espinhos, que retrata um dia da vida quotidiana de um casal citadino. Só que esse é precisamente o dia em que Marie decide deixar Bruce.
A excêntrica vida quotidiana do casal começa com a série de insultos com que Marie mimoseia Bruce logo às 7 da manhã e antes ainda do pequeno-almoço. Até admira como é que ambos saem da casa ilesos. Cada um vai à sua vida, mas, após algumas horas de separação, reencontram-se na festa de um amigo e...
Baseado numa peça de Wallace Shawn, MARIE & BRUCE dá-nos uma visão cómica mas sombria de uma dia na vida de um casamento em frangalhos.

UM CASAL SURREAL[DVD]. Lisboa : Valentim de Carvalho , 2008. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 87 min.) : col., son ; 12 cm.



Sinopse: Um pequeno mal-entendido dá lugar a uma série de episódios hilariantes num bairro que, durante algumas horas, fica de pantanas. Diverte-te a ler o texto, a ver as imagens e a descobrir palavras!
Experimenta encontrar todas as famílias de palavras, palavras parónimas, homógrafas, homófonas e homónimas que existem ao longo do texto. Será que vais ser capaz?

ARAÚJO, Rosário Alçada - O dia em que o meu bairro ficou de pantanas. 1ª ed. Lisboa : Texto , 2009. ISBN: 978-972-47-3947-2


BLITZ. Dir. Miguel Cadete. Paço d'Arcos: Impresa, 2010. Nº51(Setembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário