sexta-feira, 30 de julho de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA



MAGALHÃES, Júlio - Um amor em tempos de guerra. 5ª ed.. Lisboa : A Esfera dos livros. ISBN: 978-989-626-182-5

Sinopse: António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua. Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher que pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra. Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.




REBELO, Tiago - O homem que sonhava ser Hitler. 1ª ed.. Lisboa : Asa , 2010. ISBN: 978-989-23-0741-1

Sinopse: No pátio das traseiras de um prédio de um pacífico bairro de Lisboa, uma criança é atacada por três homens e deixada em coma. Ao investigar o que inicialmente se supõe ser um mero acto de cobardia de um grupo de cabeças-rapadas que resultou em tragédia, as autoridades vão descobrir uma gigantesca conspiração que prova que, nunca como hoje, a democracia e o estado de direito estiveram tão ameaçados em Portugal. Neste surpreendente romance, Tiago Rebelo abre-nos a porta dos fundos do lado mais obscuro da política nacional dos nossos dias, onde nada é o que parece ser e onde se desenrolam acontecimentos extraordinários que colocam em perigo toda a sociedade, sem que esta se aperceba do que está realmente a acontecer. O inspector-chefe, António Gaspar, da Polícia Judiciária, leva a cabo uma investigação, que, a cada passo, ameaça a sua vida e a da mulher que ama, a ex-namorada que ele procura recuperar no desvario dos dias perigosos que põem em risco a nação.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA[VD]. Lisboa : CastelloLopes Multimédia , 2009.

Sinopse:ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente.




MOURA, Ana - Leva-me aos fados[CD].[Lisboa] : Universal , 2009.

Sendo um dos discos mais marcantes do ano de 2009, este álbum da fadista Ana Moura conta com participações de luxo, como José Mário Branco, Gaiteiros de Lisboa, Manuela de Freitas, Amélia Muge e Tozé Brito.





PARAFITA, Alexandre - Contos ao vento com demónios dentro. 1ª ed. Lisboa : Plátano , 2009. ISBN: 978-972-770-715-7

Sinopse: São histórias da tradição oral recontadas e recriadas com muita graça e humor. Histórias que saíram de uma biblioteca chamada Memória e que encantaram gerações de avós, pais e netos. Histórias fantásticas, mágicas, brincalhonas… Histórias de diabruras, onde o chefe supremo do Mal, o promotor de todos os medos, acaba sempre derrotado. Os Narradores da Memória.Os contos populares, as lendas e os mitos fazem parte da memória cultural de um povo. A cada geração cabe a responsabilidade de passar à seguinte o seu testemunho, garantindo que o fio condutor da memória não seja quebrado. Têm, por isso, um importante papel os Narradores da Memória. As Narrações deste livro fazem parte do riquíssimo património imaterial e são versões recontadas e recriadas a partir dos documentos originais que o autor tem vindo, há anos, a compilar e a estudar.




ELLE. Dir. Fátima Cotta. Lisboa: RBA Portugal, 2010. Agosto

Sem comentários:

Enviar um comentário