sexta-feira, 7 de maio de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Um jovem biógrafo inglês trabalha num livro sobre o falecido escritor John Coetzee. O seu projecto é concentrar-se nos anos entre 1972 e 1977, época em que Coetzee, então na casa dos 30, compartilhava com o pai viúvo uma degradada casa rural nos arredores da Cidade do Cabo. Trata-se, segundo o biógrafo depreende, do período em que aquele estava "a apalpar terreno como escritor" .Sem nunca ter conhecido pessoalmente Coetzee, abalança-se a uma série de entrevistas a pessoas que foram importantes para ele: uma mulher casada com quem teve um caso, a sua prima preferida, Margot, uma bailarina brasileira cuja filha teve aulas de inglês com ele, e velhos amigos e colegas. A partir dos seus testemunhos surge um retrato do jovem Coetzee como um indivíduo desajeitado e livresco, dotado de pouco talento para se abrir com os outros. No seio da família é visto como um forasteiro, alguém que tentou fugir da tribo e que agora voltou, mais contido. Na África do Sul da época, a sua obstinação em fazer trabalhos braçais, o cabelo e a barba crescidos e os boatos segundo os quais escreve poesia, não suscitam outra coisa que não a desconfiança. Ora comovente, ora francamente divertido, Verão mostra-nos um grande escritor em pleno aquecimento para o seu trabalho. Verão completa a trilogia de memórias ficcionadas que se iniciou com Boyhood e Youth.

COETZEE, J. M. - Verão : cenas da vida na província. 1ª ed.. Lisboa : D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-3986-4

Sinopse: Na Los Angeles dos que já não contam, dois esquecidos da América encontram-se na procura da verdade. Ele é Paul, veterano da guerra do Vietname, patriota ferveroso. Exposto ao agente laranja, quando foi Marine, sofre de graves problemas psicológicos e paranóia aguda. Após os acontecimentos de 11 de Setembro, que o fizeram reviver o passado, convence-se que a América está em estado de guerra. Defensor acérrimo do seu país, decide patrulhar as ruas da cidade numa carrinha equipada com microfones e câmaras que aponta a quem lhe parece suspeito. Ela é Lana, uma jovem profundamente cristã que decidiu viver a sua vida de acordo com a sua crença. Depois de vários anos em África e no Médio Oriente, regressa aos Estados Unidos para entrar numa missão católica que presta ajuda aos sem-abrigo. Tenta, também, saber onde pára Paul, seu tio. Apesar de terem uma visão do mundo radicalmente diferente, Paul e Lana aprendem, pouco a pouco, a aceitarem-se. Mas é o assassinato de um sem-abrigo paquistanês, que testemunham involuntariamente, que os vai aproximar: determinados em descobrir a verdade, tio e sobrinha fazem-se à estrada.

Terra da abundância[DVD]. Lisboa : LNK, 2005.



Sinopse: Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, em 1564. Dedicou toda a vida à sua verdadeira paixão, a Matemática e chegou a conclusões revolucionárias! Este cientista brilhante foi o criador de inúmeros instrumentos dos quais se destaca a construção do telescópio, que permitiu observar, pela primeiras vez, crateras na Lua e quatro satélites de Júpiter. Ousou reafirmar que a Terra se movia em torno do Sol e fê-lo até ao fim da vida.

Vem descobrir um pouco mais sobre esse génio que revolucionou a Física de uma forma astronómica!

SANTOS, Margarida Fonseca - Galileu. Lisboa : Zero a oito, 2008. ISBN: 978-989-648-028-8




Sinopse: As aventuras de Simba e dos seus amigos continuam na bela floresta africana. São momentos de rara beleza natural que tu podes desfrutar. Diverte-te com as aventuras destes nossos amigos e não percas as surpresas que eles te reservam. Simba, o pequeno filho do Rei Leão, e os seus irmãos ficam órfãos depois do pai ter sido vítima de traição do tigre da selva. Os lobos assumem a educação de Simba até que este atinja a idade adulta e possa ocupar o lugar do seu pai. Para aprender a sobreviver aos perigos e mistérios da selva, o nosso leãozinho vai contar com a ajuda dos seus novos amigos Bimbo e Arbor. Todos os animais da floresta decidem participar num espectacular concerto de música, incluindo Simba.

Simba : o rei leão[DVD] S. João da Madeira : Prisvídeo, 2003.




ATTITUDE: interior design. Dir Carlos Cezanne. Porto: Produções Vídeo e Fotografias, 2010. nº 33, Maio. ISSN: 1646-0456

Sem comentários:

Enviar um comentário