segunda-feira, 24 de maio de 2010

À CONVERSA COM... ALEXANDRA LUCAS COELHO



Na próxima 5ª feira, dia 27 de Maio, pelas 21h30, a sessão "À conversa com..." será com a escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho.
“À Conversa com… Alexandra Lucas Coelho” vai trazer-nos o relato intenso e quantas vezes dramático da estadia desta jornalista no Afeganistão, entre 31 de Maio e 28 de Junho de 2008.

"Caderno Afegão" é a sua mais recente publicação e como afirmou Carlos Vaz Marques “este livro é um acto de coragem. É um acto de optimismo, também. (…) Vamos com ela aos jardins de Babur. Descobrimos com ela – num país masculino, onde até na morgue há frigoríficos distintos para os cadáveres de homens e mulheres – a herança da extraordinária rainha Gowar Shad. Mergulhamos o olhar no azul intenso de Band-e-Amir, um milagre atribuído a Ali, primo e genro do Profeta, que continua a proporcionar a quem o visita os bens mais escassos num país em guerra: tranquilidade e alegria.”


Quem é Alexandra Lucas Coelho?
Estudou teatro no IFICT e licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.
Começou na rádio nos anos 80. Foi jornalista da RDP de 1991 a 1998 e, desde então, está no «Público», onde editou os suplementos "Leituras" e "Mil Folhas", co-editou a Cultura e actualmente integra a equipa Grandes Repórteres.
Em 2001 começou a viajar regularmente pelo Médio Oriente e pela Ásia Central. Em 2005-2006 esteve seis meses baseada em Jerusalém como correspondente.
Foram-lhe atribuídos prémios de reportagem do Clube Português de Imprensa, Casa da Imprensa e o Grande Prémio Gazeta 2005. Em 2007 publicou «Oriente Próximo» (Relógio D’Água), narrativas jornalísticas entre israelitas e palestinianos. «Caderno Afegão» é o seu segundo livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário