sábado, 30 de janeiro de 2010

LEITURA DO MUNDO LEITURA DE LIVROS


RIGOLET, Sylviane Angèle Neves - Leitura do mundo leitura de livros: da estimulação precoce da linguagem escrita. Porto: Porto Editora, 1997. ISBN: 972-034308-7


Esta obra representa um percurso de 18 anos de trabalho com as crianças ditas "com dificuldades de aprendizagem", embora a nossa experiência tende a corroborar que os problemas não se situam no ser em desenvolvimento, mas antes no seio da relação ensino-aprendizagem.

Recusando considerar a criança que aborda mal o mundo da escrita - seja na sua vertente leitura e/ou na sua componente escrita - como alvo de problema, procuremos formas de contornar as dificuldades.

Neste sentido, a autora tenta demonstrar como sistematizar os conhecimentos, estruturando espácio-temporalmente as crianças e abordando de forma abrangente os conceitos trabalhados: assim, trabalhar a escrita passa por uma reflexão sobre o que ela possa representar neste fim de século, sobre a maneira como podem ser aproveitados os nossos cinco sentidos na sua aprendizagem, sobre o significado funcional da linguagem em geral e da escrita particular.

Aspectos julgados fundamentais são tratados nesta obra, como as atitudes que favorecem uma optimização das potencialidades de cada indivíduo, a valorização das capacidades criativas de cada membro implicado na sua relação com a escrita, a importância de uma aprendizagem lúdica e de estimulação precoce eficaz e sistemática.

Este livro pretende, em suma, fomentar uma reflexão crítica e construtiva sobre a responsabilidade de cada adulto na educação de uma criança para o desenvolvimento da linguagem, em especial da Linguagem Escrita.

Através dele poderá o leitor encontrar uma série de implicações práticas adequadas e eficazes, tomadas na esfera do delineador e não do delitar a acção educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário