sábado, 19 de dezembro de 2009

EDUARDO LOURENÇO E A CULTURA PORTUGUESA

O ensaio de Miguel Real "Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa, foi distinguido com o prémio Jacinto Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos Literários (APCL). Liberto Cruz, seu presidente e membro do júri - com Manuel Frias Martins e Carlos Jorge Figueiredo Jorge - justificou a escolha "pela grande profundidade e qualidade do texto", acrescentando que foi igualmente relevante o facto de o ensaio se centrar "numa figura tão importante da cultura e literatura portuguesa". Além disso, disse ao JL, "Miguel Real sabe, realmente, abordar com muita clareza os vários aspectos do trabalho do escritor.
As considerações que tece sobre a poesia e o romance vistas por Eduardo Lourenço são muito claras, dando uma boa ideia da sua obra".
Miguel Real, colunista e crítico do JL, além de ensaísta e professor é ficcionista, autor - entre outras obras, algumas também já premiadas -, dos romances Voz da Terra, O último guerreiro, O último Eça e O último minuto na vida de S. (JL Novembro 2009)

Recorde-se que Miguel Real esteve em Novembro do ano passado na Biblioteca de S. João da Madeira, na sessão "À conversa com...." a apresentar as suas mais recente publicações "Sal da Terra" em simultâneo com o ensaio "O Padre António Vieira e a Cultura Portuguesa", que coincidiu com a comemoração dos 500 anos do nascimento do jesuíta luso-brasileiro, em 2008.

Miguel Real é o pseudónimo do professor e escritor Luís Martins. Nascido em Lisboa, em 1953, tornou-se sintrense por adopção. É licenciado em Filosofia e Mestre em Estudos Portugueses. A sua extensa obra abrange o ensaio, o romance e o teatro - este último em colaboração com Filomena Oliveira - e já foi galardoada com diversos prémios.
Todas as suas obras estão disponíveis na Biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário