sexta-feira, 29 de maio de 2009

À CONVERSA COM... MANUEL JORGE MARMELO

O escritor e jornalista Manuel Jorge Marmelo foi o convidado da primeira sessão da nova iniciativa designada por "À conversa com... " e que decorreu ontem, 28 de Maio na Biblioteca Municipal.
Com a presença de cerca de 30 pessoas e alguns jornalistas, a sessão foi moderada pela Dra. Suzana Menezes e contou com a participação muito activa do público. Num ambiente informal o escritor e jornalista respondeu a algumas "provocações", num diálogo aberto que se foi estabelecendo ao longo da sessão, gradualmente desinibidora e envolvente, assumindo até um carácter algo intimista.
M. J. Marmelo confessou as suas fontes de inspiração, revelando-nos também que antes de ser jornalista já se sentia escritor, necessitando da escrita literária como uma espécie de fuga à realidade da redacção de um jornal.
Falou das histórias que estão por detrás dos seus livros e de como, a partir de uma imagem ou de desconhecidos com quem se cruza na rua, constroi personagens para quem cria um enredo, um conto. O produto final de todo este processo criativo da escrita, para além de resultar das suas vivências, é muitas vezes premonitório de situações que, na realidade, acabam por acontecer.
No que toca aos títulos das suas obras, normalmente muito originais e apelativas, garantiu que não são puro marketing, mas que resultam de uma ideia original que, mais tarde, vai dar origem ao conto.
As Livrarias Sanjoanense e Bertrand aderiram à iniciativa com a colocação do cartaz do escritor e algumas obras na vitrinas dos seus estabelecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário