quarta-feira, 6 de maio de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL - Grande interesse histórico


A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Biblioteca do Congresso disponibilizaram, a partir do passado dia 21 de Abril, a Biblioteca Digital Mundial, com o objectivo de promover uma maior compreensão internacional e a interculturalidade.
Será possível consultar gratuitamente pela internet, o acervo de cerca de 32 bibliotecas de todo o mundo e instituições culturais de inúmeros países, tais como da China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egipto, Uganda, Israel, Japão e Brasil.
Dezenas de milhares de documentos, como livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes, e gravações foram digitalizados e traduzidos em sete línguas, como inglês, francês, espanhol, russo, chinês, árabe e português.
O documento mais antigo, é a pintura de oito mil anos com imagem de antílopes ensaguentados que se encontra na África do Sul. Entre outras preciosidades estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo documental da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século XVIII que pertence à Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egipto, etc.
Há documentos culturais como a obra de literatura japonesa "O Conde de Genji", do século XI, considerado um dos romances mais antigos, um antigo primeiro mapa que menciona a América de 1507, realizado por um monge alemão e que se encontra na Biblioteca do Congresso americano.
Europeana é um projecto semelhante para a Europa, o que não impediu que algumas Bibliotecas Europeias também cooperassem com Biblioteca Digital Mundial, como foi o caso da Biblioteca Nacional de França.
Este site pode ser pesquisado por inúmeros critérios, incluindo a origem geográfica, pelo período em que os items foram criados, ou ainda por autor.
Saiba mais em: http://www.wdl.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário